• Tapa da Mão Invisível

O mundo parou. E agora?

Atualizado: Abr 22

O motor que gira o mundo parou e dessa vez não foi culpa do John Galt.

A economia produtiva, interconectada e global parou. Todas cadeias de divisão de trabalho, que geram a exuberância de ofertas de produtos e serviços que temos à disposição no nosso dia a dia, foi impedida de continuar girando. A pergunta é: esse motor pode ficar parado até quando?

Sobre o vírus, não vou comentar. Só deixo dois links que acredito serem úteis sobre as implicações infecciosas dele:


  • Artigo do Dr. Ricardo Zimerman (nosso convidado no episódio 75) na Folha de São Paulo sobre o confinamento forçado no caso brasileiro

  • Artigo sobre diferentes estratégias de combate ao COVID-19: O Martelo e a Dança

Voltando ao motor do mundo, temos que pensar em alternativas. O que um indivíduo pode fazer contra um vírus e contra governos que estão a impor restrições (muitos sem nenhuma aparente análise de custo benefício)?


Se estamos confinados em nossas casas, devemos considerar esse tempo para fazer o que?

Muita gente vai perder o emprego. Muitas empresas vão quebrar. Você já pensou se isso vai ser o caso da sua empresa ou do seu emprego?


Não quero alarmar ninguém. Minha ideia nesse texto é sugerir que aproveitemos esse tempo para nos prepararmos para o pior, mesmo que ele não venha a ocorrer. Redundância é o nome do jogo ao meu ver.


Que aproveitemos a crise para construir futuras oportunidades.


Minhas sugestões:


  • Home office não é férias. Se possível, antecipe trabalho e ajude a empresa a aguentar o tranco financeiro. É a sua renda que está em jogo.

  • Leituras – entender melhor o mundo é sempre uma boa opção para nos prepararmos para o futuro. O Tapa lançou oficialmente a sua bibliografia recomendada. Conheçam a nossa livraria (e comprando pelos nossos links, vocês nos ajudam a mantermos as luzes acesas!): https://www.tapadamaoinvisivel.com.br/livraria

  • Cursos (prepare-se para o profissional que você quer se tornar) Inglês, gratuitos: https://www.voceaprendeagora.com/aulas Variados, gratuitos/ preços baixos: https://www.udemy.com/

  • Meditação (enlouquecendo dentro de casa?): aplicativo “Calm” (tem para Android e IOS)

  • Sabe aquele seu projeto que estava guardado esperando você ter tempo para tocar? Agora é a hora de pensar e/ou possivelmente estrutura-lo.

Quando o mundo voltar a girar, você vai ser uma pessoa mais preparada do que era antes do Corona?


A escolha é sua.


Autor: *Paulo Fuchs


* Formado em 2009 pela PUCRS em Ciências Econômicas, com MBA em Marketing e Comunicação pela ESPM, foi vice-presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e sócio fundador da FAAST Consultoria Inteligente. Consultor em gestão empresarial há cinco anos.

SEGUIR

©2018 by podcast. Proudly created with Wix.com

Ouça em

Spotify_Logo.png
Sondcloud_Logo.png
Itunes_Logo.png
gp-logo.png
youtube-play-icone.png