Neste episódio da série Conexão Boston, Vernan, Julio e Paulo discutem as políticas defendidas e aplicadas pelo ministro Paulo Guedes.
Todos os episódios estão disponíveis no Spotify, Soundcloud, Google Podcast, YouTube e iTunes. As show notes estão disponíveis em www.tapadamaoinvisivel.com.br.
Visite o site dos nossos parceiros:
Cap Table - www.tapadamaoinvisivel.com.br/cap
Mutual - www.tapadamaoinvisivel.com.br/mutual
Apoie esta iniciativa em https://apoia.se/tapadamaoinvisivel
Vernan Wolf é Formado em Economia pela UFRGS, Mestre em economia pela Clark University, Massachutes/ EUA. Professor de economia/estatística na Bridgewater State University, Massachutes/ EUA. Co-fundador da WA Consulting.
SHOW NOTES
1. Referências:
a. Entrevistas Paulo Guedes
i. Entrevista no Poder em foco
ii. Entrevista em Davos
https://www.youtube.com/watch?v=rcHUQ6DXY1k
iii. Entrevista na Globonews
http://g1.globo.com/globo-news/videos/v/paulo-guedes-e-a-economia-brasileira-em-2020/8176746/
b. Painel em Davos sobre dominância do dólar com participação do Guedes
https://www.youtube.com/watch?v=seibNTY0ll4
c. Post do Roberto Rachewsky lido pelo Paulo
Para um capitalista laissez faire radical como eu, Paulo Guedes e Gustavo Franco são um pouco socialistas. Imaginem Armínio Fraga, Pérsio Arida, Elena Landau e todos os que já tiveram sua assinatura impressa em notas de Cruzeiros, Cruzados ou de Reais.
Um liberal radical que defende a separação absoluta entre o governo e a economia jamais assinaria um papel pintado cuja aceitação é imposta por lei através do curso legal forçado.
Tem gente que acha um grande feito privatizar a Casa da Moeda. Grande feito é tornar a a sociedade independente do Banco Central. Até Milton Friedman, pouco antes de morrer, abandonou a ideia do Banco Central independente e passou a defender a privatização da moeda, o fim do curso forçado e a livre competição entre diferentes meios de pagamento.
Dinheiro é meio de troca e deve ter sua expansão limitada por alguma âncora confiável, que mantenha seu poder aquisitivo relativo, podendo ser uma commodity, como o ouro; ou um algoritmo, como o Bitcoin.
Se há algo que viola os direitos individuais, seja o direito à vida, à liberdade e à propriedade, é o controle estatal sobre os meios de pagamento que sob mãos erradas, o que normalmente acontece, transfere renda dos particulares para os privilegiados vinculados de alguma maneira ao setor público, perdulário e coercitivo.
https://www.facebook.com/roberto.rachewsky/posts/10207114830464924
d. Artigo sobre relação entre dívida e PIB brasileiros é publicado em periódico acadêmico
e. Imposto do pecado defendido por Paulo Guedes
f. Entrevista do Armínio Fraga
2. Artigos
a. Aviso ao Ciro Guedes: uma moeda desvalorizada é um ataque direto ao padrão de vida da população
b. O investimento estrangeiro só virá quando a moeda for estável – historicamente, não é o nosso caso