Episódio 068 – Simplificando a (macro) economia

No episódio de hoje, Paulo e Julio conversam com Roberto Ellery Junior sobre como funciona uma economia saudável e os problemas da realidade brasileira.
Todos os episódios estão disponíveis no Spotify, Soundcloud, Google Podcast, YouTube e iTunes. As show notes estão disponíveis em www.tapadamaoinvisivel.com.br.
 
Visite o site do nosso parceiro:
 
Apoie esta iniciativa em https://apoia.se/tapadamaoinvisivel
Roberto Ellery Junior é Professor Associado da Universidade de Brasília. Faz pesquisas e leciona nas áreas de Ciclo de Negócios, Crescimento Econômico, Grandes Depressões, Economia Regional e Finanças Públicas. Já trabalhou como pesquisador do IPEA e atuou como consultor junto ao Banco Mundial, BID e Banco Central. Atualmente é Chefe do Departamento de Economia da UnB.
SHOW NOTES
 
1. Referências
a. New Deal Policies and the Persistence of the Great Depression: A General Equilibrium Analysis (JPE, 2004)
 
b. The Current Financial Crisis: What Should We Learn from the Great Depressions of the Twentieth Century? (FED Minneapolis, 2009)
 
c. Misallocation and Manufacturing TFP in China and India (QJE, 2009)
 
d. Entrevista do Roberto na Exame
 
e. Macroeconomic Priorities
 
f. Models of Business Cycles
 
2. Livro
a. Great depressions of the Twentieth Century
 
b. Livres para escolher – Milton Friedman
 
c. Porque nações fracassam – Daron Acemoglu, James Robinson
 
d. Barriers to riches – Stephen L. Parente (Autor), Edward C. Prescott
 
e. Desenvolvimento econômico: Uma perspectiva brasileira

Convidados

Roberto Ellery Junior

Mais podcasts

Podcast

AP.04 – Jogando dados: lições de objetividade com Frankito, o curioso

No quarto episódio do “Aponta Estudo”, Eli Vieira conversa com Franklin Weise, engenheiro têxtil e checador de dados, que aprofunda as discussões acerca de temas muitas vezes envoltos apenas por narrativas. Neste episódio, Eli e Franklin discutem sobre a checagem de dados e números relacionados à educação, saúde, segurança, sistema eleitoral, liberdade e muito mais. […]

VER EPISÓDIO >
Podcast

EP.295 – Espírito Santo em Ação, com Walter Lidio

No episódio 295, Paulo e Julio recebem Walter Lidio Nunes, engenheiro premiado no Fórum da Liberdade com passagens como COO na Aracruz Celulose e movimentos como Espírito Santo em Ação e Transforma RS. Em sua primeira participação no Tapa, Walter fala sobre a transformação no Espírito Santo, a partir da crise institucional de 2003, todos […]

VER EPISÓDIO >