Episódio 008 - Conexão Boston - Os Estados Unidos de Trump

Episódio sobre o atual contexto político e econômico dos Estados Unidos da América. Com participação de Vernan Wolf, Paulo Fuchs e Julio Santos.

Todos os episódios estão disponíveis no Spotify, Soundcloud e iTunes. As show notes estão disponíveis em www.tapadamaoinvisivel.com.br.

Visite o site do nosso parceiro: Captable - www.captable.com.br





SHOW NOTES

1) A RE-ELEICAO DE TRUMP

a. No século XX, começando com FDR (1933-1945), todos os presidentes norte-americanos – com exceção de Jimmy Carter e George Bush Sr. – foram reeleitos para um Segundo mandato.

b. Como a administração Trump reativou a economia norte-americana. Historicamente, uma boa economia sempre foi um forte argumento para reeleger (ou não) presidentes. (https://www.cnbc.com/2018/09/07/how-trump-has-set-economic-growth-on-fire.html).

c. Outro indicativo sobre a possível reeleição de Trump: o índice de confiança do consumidor. Presidentes que não conseguiram de reeleger (Carter e Bush Sr) tiveram índices de confiança do consumidor em queda; presidentes que conseguiram a reeleição, obtinham indices de confiança do consumidor em alta (Reagan, Clinton, Bush Jr., Obama). Até o momento, o índice de confiança do consumidor durante a administração Trump está em alta (https://www.cnbc.com/2018/07/10/consumer-confidence-may-help-trump-get-re-elected----if-it-holds-up.html)

d. Artigo muito interessante do The New York Times sobre “como Donald Trump venceu as eleições de 2020”. (https://www.nytimes.com/2018/07/26/opinion/trump-re-election-2020.html). A data do artigo é Novembro de 2020, mas escrito em 2018, numa anedótica menção as razoes que podem levar Trump a reeleição. 


2) BERNIE SANDERS TERIA DERROTADO DONALD TRUMP

a. Artigo do Washington Post sobre uma possível vitória de Bernie Sanders (https://www.washingtonpost.com/posteverything/wp/2016/11/10/hillary-clinton-lost-bernie-sanders-could-have-won/?noredirect=on&utm_term=.e25a15262419)

b. O artigo traz dados importantes sobre a) popularidade de Bernie Sanders, votado o Senador mais popular dos Estados Unidos (https://www.politicususa.com/2016/04/28/bernie-sanders-voted-americas-popular-senator-year-row.html) ;

c. A preferência à Bernie Sanders, que a época era 10 pontos maior que a de Hillary Clinton (https://elections.huffingtonpost.com/pollster/bernie-sanders-favorable-rating/edit#!minpct=0&maxpct=70&mindate=2008-01-01&maxdate=2016-11-09&smoothing=moderate&showpoints=yes&showsplines=yes&hiddenpollsters=&hiddensubpops=&partisanship=S,P,N&parties=D,R,I,N&selected=favorable,unfavorable&fudge=1

d. Esse breve artigo traz a opinião de um pollster da campanha do próprio Trump, alegando que se Sanders fosse o candidato democrata, as chances de Trump ser derrotado seriam maiores (https://thehill.com/homenews/administration/357937-trump-pollster-sanders-would-have-defeated-trump-in-the-presidential)



©2020 by podcast. Proudly created with Wix.com

Ouça em

Spotify_Logo.png
Sondcloud_Logo.png
Itunes_Logo.png
gp-logo.png
youtube-play-icone.png