arrow&v

1984

George Orwell

Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista 1984 é um dos romances mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Lançada poucos meses antes da morte do autor, é uma obra magistral que ainda se impõe como uma poderosa reflexão ficcional sobre a essência nefasta de qualquer forma de poder totalitário.

1984

Assunto:

Romance

Dificuldade:

Intermediário

A Ciência Econômica e o Método Austríaco

Hans-Hermann Hoppe

A defesa definitiva das fundamentações metodológicas da Escola Austríaca de economia. Hoppe contrapõe o ponto de vista praxeológico ― a economia enquanto uma ciência puramente dedutiva ― ao positivismo, ao mesmo tempo em que aborda as críticas contrárias à posição austríaca. Hans-Hermann Hoppe apoia sua argumentação na ideia kantiana da proposição "sintética a priori", expandindo assim o escopo da parte metodológica contida na obra Ação Humana de Mises. Hoppe é o metodologista mais proeminente da Escola Austríaca, e mostra aqui toda sua força. Ele combina uma explanação científica rigorosa com uma fenomenal e apaixonada retórica.

A Ciência Econômica e o Método Austríaco

Assunto:

Escola Austríaca, Economia

Dificuldade:

Avançado

A Ciência da Política - Uma Introdução

Adriano Gianturco

Todos têm suas opiniões sobre como a política deveria ser. Mas quase ninguém se preocupa em estudar como a política realmente funciona. É como prescrever um medicamento sem antes fazer o diagnóstico!

A Ciência da Política - Uma Introdução

Assunto:

Ciência Política

Dificuldade:

Inicial

A Imaginação Totalitária

Francisco Razzo

Um livro que escancara os perigos da política como esperança Com o rigor de um scholar e a força argumentativa de um polemista, Francisco Razzo expõe uma tese perturbadora: esquerda, direita ou centro, somos todos responsáveis pelas jaulas voluntárias de nossas ideologias. A imaginação totalitária é a estreia promissora de um escritor que quer nos perturbar sem fazer nenhuma concessão.

A Imaginação Totalitária

Assunto:

Ciências Sociais

Dificuldade:

Inicial

A Lei

Frédéric Bastiat

Ninguém como o economista e jornalista Frédéric Bastiat (1801-1850) transmitiu com brilho, simplicidade e extraordinário senso prático a importância moral e material da liberdade. Seus textos sempre curtos, mas repletos de um bom humor irônico, convidavam os adversários ao debate, ridicularizando praticamente todos os chavões intervencionistas.

A Lei

Assunto:

Direito

Dificuldade:

Inicial

A Mente Moralista: Por que pessoas boas são segregadas por política e religião

Jonathan Haidt

Difamado por direitistas, conservadores e reacionários, criticado por esquerdistas, liberais e progressistas, o livro 'A Mente Moralista' é o resultado de pesquisas científicas em psicologia moral a respeito da onda de polarização que tomou conta do mundo. A abordagem de Jonathan Haidt, embora localizada à geografia humana estadunidense, é um viés de análise da moralidade bem contemporâneo e que rompe em muitos momentos com o que o mundo acadêmico tem se debatido há séculos. Fazemos o que fazemos não por critérios metafísicos de certo e errado, mas por automatismos adquiridos evolucionariamente em paralelo com o desenvolvimento de tradições culturais – grupais – mais eficazes em durar mais tempo e produzir mais descendentes.

A Mente Moralista: Por que pessoas boas são segregadas por política e religião

Assunto:

Psicologia, Ciências Sociais

Dificuldade:

Intermediário

A Nascente

Ayn Rand

Não é próprio da natureza do homem ― ou de qualquer ser vivo ― já começar por desistir, começar cuspindo na própria cara e amaldiçoando a existência; para isso é necessário que haja um processo de corrupção cuja rapidez difere de homem para homem [...] os homens buscam uma perspectiva nobre a respeito da natureza do homem e do potencial da vida. Há pouquíssimos marcos que sirvam de guia nessa jornada. A nascente ― uma confirmação do espírito da juventude, que proclama a glória do homem e mostra o que é possível realizar ― é um deles.

A Nascente

Assunto:

Objetivismo, Romance

Dificuldade:

Inicial

A Revolta de Atlas

Ayn Rand

Considerado o livro mais influente nos Estados Unidos depois da Bíblia, segundo a Biblioteca do Congresso americano, A revolta de Atlas é um romance monumental. A história se passa numa época imprecisa, quando as forças políticas de esquerda estão no poder. Último baluarte do que ainda resta do capitalismo num mundo infestado de repúblicas populares, os Estados Unidos estão em decadência e sua economia caminha para o colapso. Nesse cenário desolador em que a intervenção estatal se sobrepõe a qualquer iniciativa privada de reerguer a economia, os principais líderes da indústria, do empresariado, das ciências e das artes começam a sumir sem deixar pistas.

A Revolta de Atlas

Assunto:

Romance, Objetivismo

Dificuldade:

Inicial

A lógica do Cisne Negro

Nassim Nicholas Taleb

Neste livro fascinante, Taleb mostra que, ao contrário do que defende a maioria dos economistas, estamos constantemente à mercê do inesperado. A estes acontecimentos imprevisíveis o autor dá o nome de Cisne Negro (animal que se considerava inexistente até ser visto, pela primeira vez, inesperadamente, na Austrália, no século XVII).Um Cisne Negro é um evento com três características altamente improváveis: é imprevisível, ocasiona resultados impactantes e, após sua ocorrência, inventamos um meio de torná-lo menos aleatório e mais explicável.

A lógica do Cisne Negro

Assunto:

Ciências Sociais, Ética

Dificuldade:

Avançado

A revolução dos bichos: Um conto de fadas

George Orwell

Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, A revolução dos bichos é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.

A revolução dos bichos: Um conto de fadas

Assunto:

Romance

Dificuldade:

Inicial

©2020 by podcast. Proudly created with Wix.com

Ouça em

Spotify_Logo.png
Sondcloud_Logo.png
Itunes_Logo.png
gp-logo.png
youtube-play-icone.png