1984
George Orwell
Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista 1984 é um dos romances mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Lançada poucos meses antes da morte do autor, é uma obra magistral que ainda se impõe como uma poderosa reflexão ficcional sobre a essência nefasta de qualquer forma de poder totalitário.
Assunto:
Romance
Dificuldade:
Intermediário
A Ciência Econômica e o Método Austríaco
Hans-Hermann Hoppe
A defesa definitiva das fundamentações metodológicas da Escola Austríaca de economia. Hoppe contrapõe o ponto de vista praxeológico ― a economia enquanto uma ciência puramente dedutiva ― ao positivismo, ao mesmo tempo em que aborda as críticas contrárias à posição austríaca. Hans-Hermann Hoppe apoia sua argumentação na ideia kantiana da proposição "sintética a priori", expandindo assim o escopo da parte metodológica contida na obra Ação Humana de Mises. Hoppe é o metodologista mais proeminente da Escola Austríaca, e mostra aqui toda sua força. Ele combina uma explanação científica rigorosa com uma fenomenal e apaixonada retórica.
Assunto:
Escola Austríaca, Economia
Dificuldade:
Avançado
A Ciência da Política - Uma Introdução
Adriano Gianturco
Todos têm suas opiniões sobre como a política deveria ser. Mas quase ninguém se preocupa em estudar como a política realmente funciona. É como prescrever um medicamento sem antes fazer o diagnóstico!
Assunto:
Ciência Política
Dificuldade:
Inicial
A Imaginação Totalitária
Francisco Razzo
Um livro que escancara os perigos da política como esperança Com o rigor de um scholar e a força argumentativa de um polemista, Francisco Razzo expõe uma tese perturbadora: esquerda, direita ou centro, somos todos responsáveis pelas jaulas voluntárias de nossas ideologias. A imaginação totalitária é a estreia promissora de um escritor que quer nos perturbar sem fazer nenhuma concessão.
Assunto:
Ciências Sociais
Dificuldade:
Inicial
A Lei
Frédéric Bastiat
Ninguém como o economista e jornalista Frédéric Bastiat (1801-1850) transmitiu com brilho, simplicidade e extraordinário senso prático a importância moral e material da liberdade. Seus textos sempre curtos, mas repletos de um bom humor irônico, convidavam os adversários ao debate, ridicularizando praticamente todos os chavões intervencionistas.
Assunto:
Direito
Dificuldade:
Inicial
A Mente Moralista: Por que pessoas boas são segregadas por política e religião
Jonathan Haidt
Difamado por direitistas, conservadores e reacionários, criticado por esquerdistas, liberais e progressistas, o livro 'A Mente Moralista' é o resultado de pesquisas científicas em psicologia moral a respeito da onda de polarização que tomou conta do mundo. A abordagem de Jonathan Haidt, embora localizada à geografia humana estadunidense, é um viés de análise da moralidade bem contemporâneo e que rompe em muitos momentos com o que o mundo acadêmico tem se debatido há séculos. Fazemos o que fazemos não por critérios metafísicos de certo e errado, mas por automatismos adquiridos evolucionariamente em paralelo com o desenvolvimento de tradições culturais – grupais – mais eficazes em durar mais tempo e produzir mais descendentes.
Assunto:
Psicologia, Ciências Sociais
Dificuldade:
Intermediário
A Nascente
Ayn Rand
Não é próprio da natureza do homem ― ou de qualquer ser vivo ― já começar por desistir, começar cuspindo na própria cara e amaldiçoando a existência; para isso é necessário que haja um processo de corrupção cuja rapidez difere de homem para homem [...] os homens buscam uma perspectiva nobre a respeito da natureza do homem e do potencial da vida. Há pouquíssimos marcos que sirvam de guia nessa jornada. A nascente ― uma confirmação do espírito da juventude, que proclama a glória do homem e mostra o que é possível realizar ― é um deles.
Assunto:
Objetivismo, Romance
Dificuldade:
Inicial
A Revolta de Atlas
Ayn Rand
Considerado o livro mais influente nos Estados Unidos depois da Bíblia, segundo a Biblioteca do Congresso americano, A revolta de Atlas é um romance monumental. A história se passa numa época imprecisa, quando as forças políticas de esquerda estão no poder. Último baluarte do que ainda resta do capitalismo num mundo infestado de repúblicas populares, os Estados Unidos estão em decadência e sua economia caminha para o colapso. Nesse cenário desolador em que a intervenção estatal se sobrepõe a qualquer iniciativa privada de reerguer a economia, os principais líderes da indústria, do empresariado, das ciências e das artes começam a sumir sem deixar pistas.
Assunto:
Romance, Objetivismo
Dificuldade:
Inicial
A lógica do Cisne Negro
Nassim Nicholas Taleb
Neste livro fascinante, Taleb mostra que, ao contrário do que defende a maioria dos economistas, estamos constantemente à mercê do inesperado. A estes acontecimentos imprevisíveis o autor dá o nome de Cisne Negro (animal que se considerava inexistente até ser visto, pela primeira vez, inesperadamente, na Austrália, no século XVII).Um Cisne Negro é um evento com três características altamente improváveis: é imprevisível, ocasiona resultados impactantes e, após sua ocorrência, inventamos um meio de torná-lo menos aleatório e mais explicável.
Assunto:
Ciências Sociais, Ética
Dificuldade:
Avançado
A revolução dos bichos: Um conto de fadas
George Orwell
Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, A revolução dos bichos é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.